Você conhece os seus concorrentes diretos e indiretos? Sabe o que eles vendem? Tem ideia do preço praticado na concorrência?

Se a resposta for não, saiba que deveria ser sim! Conhecer os seus concorrentes é essencial para manter seu negócio competitivo.

Ao conhecer melhor seus concorrentes você irá entender com mais precisão o que seu cliente necessita, o que ele encontra ou o que falta no mercado, e poderá a partir disso traçar estratégias para se destacar e oferecer um serviço ou produtos melhores que os demais.

E quando falo em conhecer os concorrentes, não são somente aquelas lojas de acessórios para caminhões que ficam na mesma rua ou ne mesmo bairro que você, mas é preciso também conferir como anda sua concorrência online.

Muitos gestores ainda cometem o erro de fechar os olhos e ignorar a internet, achando que os produtos vendidos nas lojas online não representam um risco para o seu negócio, e enquanto isso perdem a oportunidade de vender para clientes que estão pesquisando os produtos que desejam online.

Pesquisas recentes divulgadas pela Forbes mostram que 90% dos consumidores pesquisam online antes de decidir se compram um determinado produto, procurando informações sobre qualidade do produto e durabilidade, para avaliarem a partir da experiência de outras pessoas se a compra vale a pena.

 

Conhecendo seu concorrente

E mesmo que sua loja de autopeças seja física e você não tenha nenhuma intenção de ter uma loja de acessórios para caminhões online, conhecer o que o público anda pesquisando nessas lojas é imprescindível para que você possa ter os mesmos produtos disponíveis para pronta entrega.

Aliás, se torna uma excelente estratégia divulgar que você tem o produto que seu cliente deseja, com preço acessível e que ele poderá pagar e receber pelo produto sem nenhuma espera, demonstrando um diferencial de sua empresa mediante as concorrentes virtuais.

Para ficar antenado em tendências, tenha sempre em mente que é preciso acompanhar sites que são referência em acessórios e autopeças, para conferir os lançamentos do mercado.

Ao visitar lojas online de autopeças e acessórios para caminhões você sempre deve procurar pelos itens mais comprados no site, assim, você terá indícios do que os caminhoneiros estão procurando para seus veículos, podendo se antecipar frente aos concorrentes e disponibilizar esses produtos em sua loja.

Mas somente ao conhecer os concorrentes você poderá traçar melhores estratégias para conquistar o seu público-alvo e oferecer a ele diferenciais que o farão decidir por comprar em sua loja sempre.

E uma dessas estratégias passa pela capacitação da sua equipe de vendas, que também precisa estar antenada com a concorrência e disposta a oferecer sempre o melhor atendimento para o seu cliente, somente assim ocorrerá a fidelização.

Se você quer saber mais sobre a importância da sua equipe de atendimento para um negócio e sucesso, clique aqui.

Conhecer os concorrentes é a chave principal para entender não só o mercado local, mas também como anda o mercado de peças e acessórios no âmbito nacional, podendo tornar a sua loja uma empresa diferenciada o que chamará a atenção de todos os caminhoneiros que compram na região.

 

Manter-se atualizado é fundamental

Você estar atualizado com o mercado é a chave principal para atrair mais clientes. Ao investigar seus concorrentes, procure não ficar somente de olho nas maiores empresas de sua cidade, e nos líderes de mercado.

Apesar desses líderes serem úteis como modelo de negócio bem-sucedido, muitas vezes as empresas emergentes no segmento possuem visões e estratégias totalmente diferenciadas com relação ao mercado, e por isso, garantem seu crescimento rápido e reconhecimento do público.

Conhecer os concorrentes e suas estratégias de perto é importante para se manter no mercado sendo sempre inovador e superior nos quesitos qualidade e comprometimento com o cliente, ofertando variedade de produtos e preços justos.

Aliás, conhecer a concorrência é um termômetro para o preço dos produtos que sua empresa oferece ao consumidor final. É preciso ter uma boa margem de lucro, mas que isso não saia caro no preço final, sempre sendo importante avaliar o preço da concorrência para fazer reajustes quando necessário.

Quando se trata de concorrência, é preciso se manter sempre alerta para se tornar líder de mercado e atrair cada vez mais clientes aumentando o faturamento de sua loja de autopeças.